Sabe distinguir as cascas dos ovos?

ovos

A partir de 2004 começou a ser possível decifrar o país de origem dos ovos, em que condições foram criadas as galinhas e qual a zona de exploração. Tudo isto através do código impresso em cada casca.

O primeiro digito refere-se ao modo de criação, as duas letras seguintes formam o código do estado-membro de origem e os três últimos algarismos representam a Direção Regional de Agricultura que supervisiona a exploração de origem dos ovos.

Quanto ao modo de criação existem quatro códigos que precisa mesmo de saber:

  • Código 0

Significa que o ovo é de produção biológica. As galinhas beneficiam de uma alimentação proveniente da agricultura biológica, sendo que a sua ração também está regulada.

  • Código 1

Significa que as galinhas são criadas ao ar livre. Estas têm um espaço interior onde pernoitam ou se abrigam, mas ao mesmo tempo também têm um espaço exterior adaptado à suas necessidades, com uma densidade mínima de 4m2 por animal, ou seja, 40 vezes maior do que no código 2.

  • Código 2

As galinhas não estão fechadas em gaiolas, mas juntas num galinheiro e sem possibilidade de sair para o exterior. A densidade de galinhas é de, aproximadamente, 10 animais por m2. Neste e no código 3 o bico das galinhas é cortado, uma vez que a situação de stress fá-las ter comportamentos anormais, como atacar outras galinhas ou auto-mutilarem-se.

  • Código 3

Os ovos deste tipo são os mais comuns, mais baratos e menos saudáveis. São produzidos por galinhas que passam a sua vida adulta numa gaiola. As dimensões das suas gaiolas estão definidas como 550cm2 por animal. As condições de alimentação são, ainda, alteradas para criar a ilusão de que existem mais horas de sol, o que faz com que tenham uma maior produtividade.

Segundo o portal Grande Consumo, “a sensibilidade social existente para as condições em que a indústria alimentar trata os animais tem sido utilizado pelas maiores cadeias de supermercados em França e outros países europeus para lançar uma mensagem ecológica“. Exemplo disso é a cadeia de hipermercados Intermarché prever que até 2025 não vai oferecer ovos com código 3.

Consciente desta responsabilidade social a Casa do Aido, produtora de ovos há 60 anos, tem reforçado a sua aposta em ovos de código 0, 1 e 2, oferecendo aos seus clientes uma vasta gama de marcas de ovos do solo, ovos de ar livre e ovos biológicos. Consulte aqui a nossa oferta de produtos.

Fonte: Sapo Lifestyle