Trança enrolada com creme de avelã

tranca-de-chocolate

Ingredientes:

Para o fermento:
15 g fermento fresco
0,7 dl água
140 g farinha
1 c. de chá manteiga

Para a massa:
400 g farinha + 1 colher de chá para polvilhar
70 g açúcar
1 c. de café sal
1,2 dl leite morno meio gordo
120 g manteiga
3 gemas de ovos do solo Casa do Aido
400 g creme de avelã para barrar
1 c. de sopa açúcar em pó

Preparação:

Dissolva o fermento de padeiro na água morna, junte a farinha e mexa até obter uma massa uniforme. Coloque-a numa tigela, previamente untada com a manteiga, tape e deixe levedar, em local quente, cerca de 1 hora ou até duplicar de volume.

Misture 400g de farinha com o açúcar e o sal, junte o leite, a manteiga e as gemas e amasse até obter uma massa lisa. Junte o fermento e continue a amassar até a massa estar elástica e uniforme. Forme uma bola, tape e deixe levedar cerca de 2 horas ou até duplicar de volume.

Polvilhe a mesa de trabalho com a restante farinha e, com a ajuda do rolo, estenda a massa em retângulo até atingir uma espessura de cerca de 3 mm. Barre-a com o creme de avelã, deixando uma margem livre nos bordos com cerca de 1cm, e enrole-a como uma torta pelo lado mais comprido. Corte a massa ao meio no sentido do comprimento e entrelace, cuidadosamente, as duas tiras (o creme de avelã deve ficar o mais possível dentro da massa), dando-lhe o formato de coroa.

Coloque a massa num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal, tape e deixe levedar durante 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180°C, na função estática, e leve ao forno cerca de 35 minutos. Deixe arrefecer um pouco, polvilhe com o açúcar em pó e sirva.

Adaptada de: Pingo Doce